IPTU 2020

O Imposto Predial e Territorial Urbano, mais conhecido como IPTU, é um tributo cobrado por órgãos públicos, como prefeituras, aos cidadãos que detém qualquer tipo de imóvel, como apartamento, casa, escritório ou terreno, situado em zona urbana. O pagamento do IPTU 2020 é obrigatório, portanto, em caso de descumprimento, o imóvel pode ser destinado ao núcleo de dívidas ativas do município e colocado à leilão. Então, quer saber um pouco mais sobre o IPTU 2020? Leia o artigo abaixo!

IPTU 2020
IPTU 2020

IPTU 2020

O IPTU 2020 é um imposto cobrados aos donos de imóveis no início de cada ano. Assim como o IPVA, o IPTU também pode ser pago em parcela única ou dividido em parcelas. Geralmente, os contribuintes que escolhem pagar o valor cobrado de uma vez só obtêm descontos.

Cada cidade possui uma própria legislação para o IPTU. Portanto, o valor difere de cada cidade brasileira e varia conforme a avaliação do imóvel, que leva em consideração o tamanho e tipo de construção, por exemplo.


Consulta ao IPTU

Nos últimos anos, diversas prefeituras tem informatizado serviços que até então eram oferecidos exclusivamente no atendimento pessoal, como é o caso da consulta ao IPTU. Hoje, em dentro de poucos cliques, é possível ter acesso ao valor e guia de pagamento deste tributo.

  1. Acesse o site oficial da prefeitura de sua cidade.
  2. No menu, selecione a opção ‘IPTU’.
  3. Logo em seguida, clique em ‘Emitir boleto de IPTU’.
  4. Preencha os dados que estão sendo solicitados, como número do contribuinte, parcela e ano de exercício.
  5. Ao término, clique em ‘Consultar’. Desta forma, o cidadão deve ter acesso a todas informações referentes ao imposto.
Exemplo: Consulta IPTU São Paulo
Exemplo: Consulta IPTU São Paulo

Valor IPTU 2020

O valor do IPTU 2020 é calculado com base valor venal da propriedade. Esse valor é definido pela própria prefeitura, cujo leva em consideração algumas características, como proporção do terreno, localização, tamanho de área construída e tipo de material utilizado na construção do imóvel. Após determinar o valor venal do imóvel, é multiplicado pela alíquota do município para esse tipo de imposto.


2 Via do IPTU

Caso tenha perdido ou passado a data de pagamento do boleto, o contribuinte poderá solicitar a 2 via do IPTU gratuitamente pela internet.

  1. Acesse o site da Prefeitura da sua cidade.
  2. No menu ‘Serviços, clique em IPTU.
  3. Logo em seguida, selecione a opção ‘Emissão 2º via IPTU’.
  4. Preencha alguns dados básicos, como ano de emissão, número do cadastro e CPF ou CNPJ do próprio.
  5. Ao término do preenchimento, clique em ‘Confirmar’.
  6. A plataforma irá gerar a 2 via do IPTU.
Segunda Via IPTU São Paulo
Segunda Via IPTU São Paulo

Atenção: Algumas Prefeituras disponibilizam a emissão das parcelas vencidas atualizadas em outros endereços.


Pagamento do IPTU

O pagamento do IPTU pode ser realizado nas principais agências bancárias, como:

  • Itaú;
  • Banco do Brasil ou;
  • Caixa Econômica Federal.

É preciso que fique bem atento a data de vencimento para não correr juros devido ao atraso ou chance do imóvel ser leiloado. Como disse acima, o pagamento do IPTU pode ser a vista ou em parcelas. Portanto, cabe ao contribuinte escolher a melhor forma.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...